Sobre o Programa

Coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), o Programa Sua Vida Vale Muito é um conjunto de medidas para proteger os idosos em vulnerabilidade da Covid-19.

É composto por duas ações: Hotelaria Solidária e Adote um Idoso, estratégias desenvolvidas para atender diferentes segmentos da população idosa. No entanto, as duas vertentes têm o mesmo propósito: garantir condições efetivas de isolamento social para os idosos, que têm maior risco de contaminação pelo coronavírus.

A Hotelaria Solidária se destina a proporcionar hospedagem temporária a pessoas com 60 anos ou mais que vivem em moradias inadequadas. Enquanto, a ação Adote um Idoso busca mobilizar voluntários para realizar tarefas diárias, como ir ao mercado ou à farmácia, para os idosos que moram sozinhos.

A primeira ação é executada por meio de uma parceria com a rede hoteleira do DF. Portanto, o governo pagará aos hotéis participantes somente uma tarifa solidária que não corresponde a diária cobrada de hóspedes. Podem participar os hotéis dispostos a abrigar exclusivamente esses idosos, ou seja, não podem ter outros hóspedes no local como forma de garantir o isolamento social desse público. Também deverão seguir os protocolos de saúde e segurança definidos pelo governo.

Os idosos serão recebidos com toda segurança e atenção. A Secretaria de Saúde realizará exames, testes e oferecerá cuidados médicos, garantindo a eficácia do isolamento. Também serão oferecidas atividades e oficinas para proporcionar acolhimento e atendimento humanizado aos hóspedes.

Já o projeto Adote um Idoso é executado pelo Portal do Voluntariado, que é coordenado pela Sejus. A ideia é reunir pessoas dispostas a fazerem serviço voluntário e idosos que precisam dessa ajuda.